quinta-feira, 24 de maio de 2018

CONVÍVIO DA CART 6553/73 DE 2018


CONVÍVIOS
É JÁ NO PRÓXIMO DIA 30 DE JUNHO!!!

Este ano VILA NOVA DE FOZ CÔA acolhe-nos por intermédio do seu dileto nativo e nosso camarada, Manarte.




A vinha, uma paisagem robusta e bela
Terra do Alto Douro Vinhateiro, do nordeste de Portugal, riquíssima região classificada pela UNESCO como Património da Humanidade desde 14 de dezembro de 2001.
Mas esta abençoada terra, para além do mais famoso vinho do mundo – o Porto – dá, ainda, os maduros de altíssima qualidade que por esse “excesso da natureza” como lhe chamou Miguel Torga – o Rio Douro – são bafejados e enriquecidos. Sendo só por si, os vinhos, uma marca cultural fortíssima, esta maravilhosa terra oferece-nos ainda as celebérrimas gravuras rupestres do Vale do Coa, datadas do Paleolítico Superior (22 000 – 10 000 a. C.), aqui deixadas pelos nossos antepassados – velhinhos!
E o que dizer do moderníssimo Centro de Alto Rendimento de Remo e Canoagem do Pocinho, galardoado por vários prémios e considerado do melhor que há a nível mundial.
O boi na pedra - gravura rupestre
Ah! Seria uma falta, gravíssima, não referir os vastíssimos montes cobertos por amendoeiras que, no tempo da floração, enchem os nossos olhos de emoção; e os extensos olivais que nos oferecem os finíssimos azeites. Porém, não posso terminar esta pequena resenha que aqui deixo com a ajuda da Wikipédia que consultei, sem um pequeno apontamento ao património edificado: a Igreja Matriz, construída no séc. XVI e o Pelourinho, constituindo, os dois monumentos, um belíssimo conjunto Manuelino; e o Pelourinho da Praça do Município que, se pensa, terá sido construído por volta do séc. XVIII.
Passemos agora a outro tipo de emoções, segundo o nosso anfitrião:
Uma paisagem bucólica
de cortar a respiração
Para os que viajam de comboio, este sai de Campanhã às 07h e 15m do dia 30 de junho, e chega ao Pocinho às 10h e 30m, só por si, esta viagem merece o passeio. O transporte do Pocinho para o centro de Foz Côa, será assegurado pelo Manarte.
Para os que viajam por meios próprios, o encontro será na Central de Camionagem de Foz Côa às 11h.

O repasto realizar-se-á no Museu do Côa e a ementa é a que se segue:

Entradas/vinho do porto
É, é desta raça que elas se fazem,
 as Postas Mirandesas!
Posta Mirandesa ou Bacalhau
Vinhos/cerveja
Café
Espumante e Bolo de aniversário 
Por último 25€

Há sempre a hipótese de uma surpresa!!!

Agora só faltas tu e quem queiras levar.
Até lá, um grande abraço.

PARA MAIS ESCLARECIMENTOS CONTACTA O MANARTE PELO 962648876 OU MAGALHÃES (do PORTO) 918863659
ou para mim 961029689 - sampaio.magalhaes@hotmail.com
Imagens da Internet

quarta-feira, 16 de maio de 2018

IMBECIS. INESPERADO? NÃO...

Imagem da Internet

Corei de vergonha ao ver as imagens que as televisões puseram no ar, nos telejornais da noite, no dia 15 de Maio 2018.
Nós, pais, temos de nos convencer, de uma vez por todas, que somos nós que temos de educar os nossos filhos. Os filhos são demasiado importantes para deixarmos esta nobre função - a educação - nas mãos de outras pessoas.
Os vergonhosos acontecimentos ocorridos na Academia do Sporting revelam, em primeiro lugar, que se tara de pessoas mal educadas, mal formadas e que, por via disso, se tornaram em vândalos e criminosos violentos.
Os comportamentos de vários dirigentes dos clubes de futebol, treinadores e comentadores do nosso país, há muito vinham indiciando que uma coisa destas, mais cedo ou mais tarde, pudesse vir a acontecer. Por isso,  não se diga, agora, que isto é inesperado ou que 'estamos' surpreendidos; pessoas, na sua maioria, com falta de educação, de caráter, de princípios, de ética e de moral; os dislates, para não dizer mais, destas pessoas, têm  sido de tal monta que o resultado induzido nas massas, só podia dar nisto.
Que estes tristes acontecimentos sirvam para se fazer nos clubes de futebol, o que se está a fazer nas matas do nosso país - limpeza - e que as autoridades não assobiem para o lado e atuem rapidamente com toda a força da Lei.
A nossa solidariedade e votos de rápidas melhoras para as vítimas e suas famílias de tão barbara brutalidade.

domingo, 13 de maio de 2018

NORTE/SUL - AS DUAS COREIAS

BANDEIRA DA PAZ
Quando dois líderes se sentam a uma mesa para conversarem e essa conversa versa sobre a paz, é tempo de alegria, porque os homens concluíram que a força das palavras é mais forte que a das armas. Rejubilemos.

Não importa agora saber se Moon Jae-in, da Coreia do Sul e Kim Jong-um, da Coreia do Norte, vão conseguir chegar a bom porto e, menos ainda, se há táticas políticas escondidas por detrás destas intenções; o que é realmente importante é todos ajudarmos e incentivarmos os dois estados, que há 65 anos andam desavindos e que, agora, neste tempo novo, decidem dialogar com vista a tomarem medidas de desanuviamento das tensões perigosas, regionais e mundiais. E qualquer coisa que se consiga, por mais pequena ou simbólica que seja, no sentido da PAZ, é bom.

Regozijemo-nos e demos os parabéns à(s) COREIA(S).

E não nos esqueçamos que o diálogo também se faz dialogando.
Imagem da Internet


terça-feira, 8 de maio de 2018

ONDE ESTRÁ A DIFERENÇA?!!!


Foto: Internet
Que algum alto doctus me explique onde está a diferença entre o que o ex-primeiro ministro do PS, eng. Sócrates, o ex-ministro do PS, dr. Mário Pinho, ah, e já agora, o ex-líder da bancada do PSD, dr. Duarte Lima, o ex- secretário de estado, do PSD, banqueiro, dr. José Oliveira e Costa, o ex-Ministro do PSD, Dr. Miguel Macedo e, a talhe de foice, o ex-procurador Orlando Figueira e o suspenso dr. juiz-desembargador, Rui Rangel, alegadamente, fizeram de diferente, que todos os deputados que, alegadamente, residindo em Lisboa, deram as moradas de outras habitações, para auferirem mais algum dinheiro do erário público? Eu sei, eu sei, que a lista é extensa, mas ainda há muitos outros de que a minha fraca memória já não se lembra e que andam por aí.

Bem sei, também, que não sou um às em matemática e, que, por isso mesmo, devo ter tropeçado na imensidão de zeros: uns, alegadamente, receberam milhões e, outros, milhares... Mas ética, moralmente e juridicamente, onde está a diferença? E, já agora, de onde saíram os euros que, alegadamente, estes ilustres senhores meteram aos bolsos? No meu fraco entender, penso que, direta ou indiretamente, da mesma bolsa, ou não?

A ser assim, não seria de todos eles estarem na mesma situação e sentarem-se no mesmo banco da justiça? Só pergunto para ver se entendo porque, ou há moral ou comem todos pela mesma medida, sim ou não?

Pois é, há ilustres cidadãos que, do alto da sua sapiência, esclarecem não haver ilegalidade alguma no que, pelo menos alguns deputados recebem, para além dos seus vencimentos... Mas pergunto: se um funcionário público, por processos ínvios - manhosos como estes - conseguir receber mais algum dos cofres do estado, o que é que lhe acontece?

A ética republicana grita bem alto contra este ESTADO de coisas, ou não, senhores ilustres doutos parlamentares?

É que já se ouve, em surdina, a voz do povo! Acautelai-vos ilustres, acautelai-vos...


terça-feira, 1 de maio de 2018

A RECORDAR A CART 6553/73, NO SONGO


Em primeiro plano os furriéis: Magalhães, Matos Silva e Cardoso, no unimog o pessoal da ferrugem e de transmissões que nos foram buscar.

No rosto, o sofrimento marcado por quatro dias de mato na Serra da Mucaba, às costas: um morto - da Companhia de Intervenção do Capitão Ferreira do Amaral. - O pessoal da FNLA deu-nos muito trabalho e dor naquela serra.


ARTIGO DE OPINIÃO DE INÊS TEOTÓNIO PEREIRA

  Por ter sido Educador toda a minha vida profissional e porque me identifico com este artigo de opinião, aconselho a sua leitura. A.M. ----...