sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

UM FELIZ E SANTO NATAL PARA O MUNDO - 2022




PAZ, SAÚDE E AMOR.


Três singelas palavras que fazem a  felicidade das pessoas.

Este ano o foco é a guerra na Ucrânia.
Que Deus nos ilumine para que possamos ajudar as partes em conflito a sentarem-se à mesa das negociações, a darem as mãos e fazerem as pazes.

Contudo, NÃO nos podemos esquecer dos 100 milhões de deslocados (ACNUR);
NÃO nos podemos esquecer dos 193 milhões de pessoas que passam fome no mundo (ONU);
NÃO nos podemos esquecer que 40 milhões de crianças, segundo estimativa da UNICEF, sofrem de insegurança nutricional grave.

Só a PAZ no mundo reduzirá significativamente estes números.
Imagem: Internet 


terça-feira, 20 de dezembro de 2022

A HIPER - SUBSSIDEODEPENDÊNCIA / OPINIÃO

Como pessoa sensível que somos, sentimos, como é natural, pesar pelos prejuízos decorrentes das catástrofes - chuvas no Inverno, fogos no verão - que vêm assolando as populações do nosso país.

Mas, com a mesma sensibilidade, e por via destes fenómenos da natureza, ouvimos amiúde pedidos de apoio para tudo e mais um par de botas: o Governo tem que nos dar um subsídio, a Câmara Municipal tem que nos apoiar e, por seu lado, estas dizem que o Governo tem que as apoiar para que elas possam apoiar as populações; os representantes empresariais pedem subsídio para aumentar os seus empregados - agora diz-se colaboradores -, as empresas de energia pedem subsídio para não aumentarem os preços que acabam por aumentar apesar de…; as petrolíferas pedem subsídio para não aumentarem os preços que acabam por aumentar apesar de…; o setor agrícola pede apoio para não aumentarem os preços que acabam por aumentar apesar de…; e a banca, bom, a banca é uma coisa escandalosa. As falcatruas foram tantas que atiraram o país de pantanas, a quantidade de dinheiro, foram centenas de milhares de euros, tantos que nem sabemos como escrever esta enormidade e o povo, sempre o povo a pagar, coitado do povo. E, depois desse colossal montante que se evaporou, a banca obrigou-nos a pagar as famosas comissões e mais comissões, porque “os juros estavam baixos e os bancos tinham prejuízo”, vejam lá isto! Mas o pior de tudo, se calhar ainda mais escandaloso do que o dinheiro que se evaporou, é que agora que os juros estão altos, a banca não só não retira as comissões - como é suposto fazer uma pessoa de bem -, como não aumenta os juros devidos aos clientes, vá-se lá saber porquê… Mas, pior ainda, é que não há uma autoridade no país que ponha esta gente na ordem e os obrigue a retirarem as comissões que nos impuseram, como a pagarem os juros de acordo com as taxas em vigor impostas pelos Bancos Centrais. Isto é um regabofe. Uns glutões, poucos, muito poucos, meteram a mão na massa, o povo paga e não há quem nos governe.

Perante tal repugnante desmando perguntamos:

- Onde estão e para que servem os Seguros?

Fazemos uma casa, abrimos um negócio, compramos um carro e não fazemos seguro?

Acaso nos esquecemos que quem paga, os tais subsídios, é o contribuinte que normalmente tem os seguros em dia e não recebe subsídios?

Este país está a transformar-se numa terra de gente subsídio-dependente. Isto é uma praga, uma esquizofrenia generalizada!

Os políticos na ânsia de quererem agradar a tudo e a todos para sacarem os votos - do Governo à Oposição, a todas as oposições -, correm a oferecer subsídio a torto e a direito contribuindo para esta calamidade pública. Porque é de uma calamidade que se trata.

Para termos a noção exata deste disparate nacional, devemos exigir às várias entidades de fiscalização e controlo da coisa pública, tais como: Tribunal de Contas, UTAO - Unidade Técnica de Apoio Orçamental ou INE que façam um levantamento de todo o tipo de subsídios, apoios e afins que o Estado paga por ano e apresentem os resultados em números e euros para que as pessoas pagantes possam fazer uma ideia do absurdo de tudo isto.

Que se acabe com os subsídios apoios e afins, se aumentem os ordenados, as reformas e se baixem os impostos e, para casos mais especiais, se façam empréstimos, para isto deve servir a CGD e não só para sacar o dinheiro às pessoas.

E quem não quiser arcar com o prejuízo que faça os respetivos seguros. Responsabilize-se o cidadão. O próprio Estado deve ter um seguro para casos verdadeiramente excecionais, dando assim o exemplo e não estar a vir sempre, abusivamente, ao bolso do cidadão cumpridor e pagante. 

Imagem: Internet



terça-feira, 6 de dezembro de 2022

CR7 / OPINIÃO

Um homem com um palmarés destes: CINCO bolas de ouro. Sporting: Supertaça de Portugal 2002; Manchester United: Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA 2008; Liga dos Campeões da UEFA 2007; Campeonato Inglês 2006, 2007 e 2008; Taça de Inglaterra em 2003. Taça da Liga Inglesa em 2005 e 2008; Supertaça da Inglaterra 2007 e 2008. Real Madrid: Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA em 2014, 2016, 2017; Liga dos Campeões da UEFA em 2013, 2015, 2016 e 2017; Supertaça da UEFA, em 2014, 2016 e 2017. Campeonato Espanhol 2011 e 2016; Taça do Rei em 2010 e 2013; Supertaça de Espanha 2012 e 2017. Juventus: Campeonato Italiano 2018 e 2019; supertaça de Itália 2020; Copa Itália 2021. Seleção Portuguesa: Campeonato Europeu 2016; Liga das Nações da UEFA em 2003. Portugal sub-21: Torneio Internacional de Toulon 2003. 

Mais prémios individuais, para além das bolas de ouro, coletivos, torneios, melhor marcador, melhor assistente, recordes e marcas mundiais, recordes e marcas pela europa, recordes e marcas em Espanha, recordes e marcas em Inglaterra, recordes e marcas pelo Real Madrid, recordes e marcas pelo Manchester United, recordes e marcas pelo Juventus, recordes e marcas por Portugal, honrarias e condecorações (dados da wikipédia). 

 Com 1146 jogos nas pernas e 820 Golos, o que dá uma média de 0,71 golos por jogo! É obra. 

Um profissional do calibre do Senhor Cristiano Ronaldo tem que ser respeitado: pelo mundo do futebol, por um qualquer e ocasional treinador e pela história do desporto mundial. 

Diga-se o que se disser, Cristiano Ronaldo foi vexado pelo treinador Erik ten Hag, do Manchester United Football Club. Quando o sr. Erik, a 2 ou 3 minutos do fim do jogo, mandou entrar o Cristiano, cometeu um desrespeito sem qualificação. 

E sabe que mais, sr. Erik ten Hag, ‘quem não se sente não é filho de boa gente’ - diz-se na nossa terra - e o Cristiano tem mais essa a seu favor, é filho de muito boa gente. 

Bom, então quer isto dizer que transformamos o CR7 na vaca sagrada? Não. Nada disso. O Cristiano Ronaldo pode e deve ser criticado, bem como enaltecido sempre que as circunstâncias o justifiquem. Veja-se como procedeu o selecionador de Portugal, Eng. Fernando Santos, a propósito de uma atitude a todos os títulos condenável deste craque, no jogo com a Coreia, depois de o treinador o ter substituído. 

Fica, assim, provado que tudo pode ser dito e feito com elevação e sem revanchismos. 

PS: Tu és das pessoas, ou mesmo, a pessoa mais conhecida e respeitada do Mundo na atualidade, compreende-se a frustração e a tristeza, mas não chores. Põe tudo em perspetiva e relativiza: olha para o sofrimento do povo mártir da Ucrânia que, para além de estar a ser bombardeado a toda a hora, vê os seus entes queridos partirem, as sua casas implodirem e estão a regelar sem energia para se aquecer. Vá lá, CRIS, dá graças a Deus por tudo o que a vida te tem dado e sê feliz junto dos teus familiares, com muita saúde e amor.

Imagem: Internet


ARTIGO DE OPINIÃO DE INÊS TEOTÓNIO PEREIRA

  Por ter sido Educador toda a minha vida profissional e porque me identifico com este artigo de opinião, aconselho a sua leitura. A.M. ----...