domingo, 10 de dezembro de 2023

‘GOLPE’ DE ESTADO COM PEZINHOS DE LÂ EM DOIS ATOS – 07/11/2023 – PORTUGAL/OPINIÃO

 O Governo de Portugal foi derrubado, em dois atos – alegadamente –, por duas Instituições a quem, segundo a lei, compete “… defender a legalidade democrática…”.
1º ato: 
Nenhuma pessoa de juízo se atreve a dizer que a justiça não deve agir segundo as normas emanadas da autoridade soberana. Tanto mais que, em democracia, ninguém está acima da lei, seja ele o Presidente da República, Primeiro-Ministro, Ministro, Juiz ou o Zé-ninguém. O Ministério Público, não só pode como deve investigar tudo e todos, até aqui tudo bem e não há crise.  Agora, quando este Órgão do Estado deixa – alegadamente – aqui e ali, cair partes do processo que, por direito legal, devem estar em segredo de justiça até à acusação (dizemos nós que não somos juristas), alto lá, é aqui que a ‘porca torce o rabo’! Ora foi exatamente o que – alegadamente – aconteceu no passado dia 7/11/23, com o celebérrimo paragrafo da PGR. O Ministério Público poderia e devia fazer a investigação e na nota à comunicação social omitia-o e mandava-o para o Supremo Tribunal de Justiça para os fins devidos; evitando deste modo, as consequências gravíssimas, para o país, que esta falta de bom senso veio a ter e, que, acabou com a demissão, previsível, do chefe de um governo, com maioria absoluta, emanado da Assembleia da República democraticamente eleita pelo povo soberano de Portugal.
2º ato:
Cabe ao Presidente da República defender o “… regular funcionamento das instituições…”.
Ora, neste caso em particular, o chefe de Estado, ao aceitar a demissão do Primeiro-Ministro, não só se pôs ao lado da PGR, como dissolveu a Assembleia da República!
Ouvimos alguns dizerem que, Sua Excelência, não tinha outra alternativa que não fosse dissolver o parlamento, porque quando os portugueses elegeram esta maioria o Presidente disse, na altura, “… que dissolveria a Assembleia da República se o PM se demitisse antes do fim da legislatura…”, é verdade, disse-o, mas não tinha o direito de o dizer. Em primeiro lugar, porque a soberania está no povo e a ele e só a ele compete eleger ou não quem muito bem entende e ninguém (mesmo os soberanos por eles eleitos) está acima da vontade do povo manifestada em urna democraticamente expressa. Porque quando o povo o faz, elege a Assembleia da República e não o PM, e é desta que emerge o governo. É assim que determina a Constituição. Também aqui, a nosso ver, ouve falta de ponderação e bom senso, contribuindo, tudo isto, para o apantufado ‘golpe de Estado’.
É curioso como ao fim de 50 anos, após o 25 de Abril, há acontecimentos que se igualam: o nosso Presidente, sem o querer, estamos certos, comportou-se um pouco como o MFA – rearrumado após o 11 de maço de 1975 – que depois das eleições para a Assembleia Constituinte, mandaram às ortigas a vontade do povo e fizeram prevalecer a sua; no dizer de Freitas do Amaral, no seu livro “O Antigo Regime e a Revolução” p. 383, diz: “As eleições acabaram; A Revolução continua”.
Há! Já agora, por ironia do destino, não resistimos a acrescentar a propósito do caso das gémeas, Luso-Brasileiras, que receberam o tratamento milionário cá em Portugal:  afinal de contas… Volta Galamba que estás perdoado (…!).
Imagem: Internet 


sábado, 25 de novembro de 2023

HUMANIDADE / OPINIÃO

COMO CHEGÁMOS AQUI?


Já não nos bastavam as catástrofes naturais: secas, incêndios, chuvas torrenciais que provocam cheias um pouco por toda a Terra, sismos catastróficos e vários vulcões em erupção; agora juntam-se absurdas, irracionais e aterradoras guerras. A Rússia tenta engolir a Ucrânia, arrasando e matando indiscriminadamente: crianças, jovens, mulheres e idosos, sem poupar escolas, hospitais, igrejas. Tudo é alvo dos mísseis e drones (ditos inteligentes), que matam e destroem.

O Hamas pretende exterminar Israel, invadindo o país e matando crianças, mulheres, idosos e jovens, levando outros como reféns, sem qualquer consideração (ou talvez conscientes?) das terríveis consequências que esta ação insana acarretará. Por sua vez, Israel inevitavelmente invade Gaza com todo o seu poderio militar, por ar, mar e terra, arrasando tudo para, segundo dizem, eliminar o Hamas. Mas, como este se esconde no meio da população civil, por baixo de hospitais, escolas e em túneis, aos quais a própria população, que dizem defender, não pode aceder para se proteger da ‘chuva de bombas’, alegando que estes espaços são apenas para os ‘militares’, claro está que quem sofre é o povo palestino. Também aqui, crianças, mulheres, jovens e idosos estão a morrer aos milhares devido às bombas, à fome e à sede.

Mas há mais guerras a grassar no planeta neste momento: na Síria, no Iémen, no Sudão, na República Democrática do Congo, na Etiópia, no Afeganistão, na Líbia, no Mianmar, na Somália, no Haiti – informação de Google – e também no norte de Moçambique. Todos estes povos são flagelados por guerras civis e guerrilhas.

No meio de todos estes horrores, questionamo-nos: como podem os seres humanos destruir-se uns aos outros e, ainda por cima, afirmando-se religiosos – crentes em Deus! Todos nos lembramos de Putin assistindo sozinho à missa no Natal, enquanto os seus mísseis matavam pessoas e arrasavam edifícios sem pingo de escrúpulos. Só para recordar, “em Jerusalém nasceram as três maiores religiões abraâmicas do mundo, por ordem cronológica da sua fundação: Judaísmo (a base das duas outras que se seguem), Cristianismo e Islamismo” – informação de Google.

Neste holocausto quase generalizado, neste tempo sujo, já não importa saber quem tem culpa; importa, sim, encontrar um meio de acabar com este genocídio. Na falta de uma ideia melhor, e já que os beligerantes se dizem religiosos (!), cito, a propósito, o Papa Francisco: “A PAZ NÃO SE CONSTROI COM ARMAS, MAS ATRAVÉS DA ESCUTA PACIENTE, DO DIÁLOGO E DA COMPREENSÃO, QUE CONTINUAM A SER O ÚNICO MEIO DIGNO DA PESSOA HUMANA PARA RESOLVER AS DIFERENÇAS” – Sapo 24, de 10/11/2023.

Será que é este o legado que queremos para o futuro dos nossos filhos e netos?

Imagem: Internet

A.M.

 

domingo, 15 de outubro de 2023

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

RECORDAR A CART 6553/73 - HOJE

ESTE GRUPO JUNTOU-SE E ALMOÇARAM COM O NOSSO  CAPITÃO NO DIA DO SEU ANIVESÁRIO. NÓS, OS QUE NÃO ESTIVEMOS PRESENTES, JUNTAMO-NOS A VÓS E TAMBEM CANTAMOS E BRINDAMOS A MAIS ESTA CELEBRAÇÃO.,



sábado, 2 de setembro de 2023

IMAGENS

 

Castanheira do Ribatejo

ACORDARMOS AO ROMPER DA AURORA COM ESTE CENÁRIO ELEVA-SE-NOS A ALMA E PREDISPÕE-NOS A VIVERMOS UM DIA MARAVILHOSO.

sábado, 26 de agosto de 2023

RECORDAR A CART. 6553/73

ASSINALAMOS O DIA EM QUE CHEGÁMOS A ANGOLA AO SERVIÇO DE PORTUGAL


NÃO, CAMARADAS. NÃO É NOSSA INTENÇÃO DESTACAR A PESSOA NA IMAGEM, PROCUREI E SÓ ENCONTREI ESTA FOTO COM A DATA - 27/8/73 - GRAVADA PELOS AUTORES/ARTISTAS DO CRACHA. ESTA SIM,  PRETENDEMOS DESTACAR NESTE DIA  EM QUE PREFAZ PRECISAMENTE 50 ANOS QUE PISÁMOS TERRAS DE ANGOLA.

COMPANHEIROS, SE, COMO DIZ O POETA, RECORDAR É VIVER, ENTÃO FOI ISSO O QUE FIZEMOS NO PASSADO DIA 2/8/2023, NO ENCONTRO ANUAL, ESTE ANO EM LISBOA - PARQUE DAS NAÇÕES, AO ABRAÇARMO-NOS, AO PORMOS A CONVERSA EM DIA E AO RECORDARMOS MOMENTOS PASSADOS NAQUELE CONTEXTO: UNS BONS E FORAM MUITOS, OUTROS NEM POR ISSO E OUTROS MUITO MAUS.

DE GAROTOS QUE ÉRAMOS E POR TUDO O QUE PASSÁMOS ATÉ AO DIA DE HOJE, BEM PODEMOS DAR GRAÇAS A DEUS POR TERMOS CHEGADO À VETUSTA IDADE DOS 72.

COMO SEMPRE, SEM NUNCA ESQUECEREMOS OS QUE NOS PRECEDERAM NA DERRADEIRA VIAGEM - ATÉ À ETERNIDADE.

E NÓS QUE CONTINUEMOS A FRUIR DO NOSSO TEMPO (O QUE NOS RESTA) E QUE O FAÇAMOS COM SAÚDE (A POSSÍVEL), FELIZES E JUNTO DOS NOSSOS FAMILIARES.

A TODOS, AQUELE ABRAÇO

terça-feira, 4 de julho de 2023

O CONVÍVIO 2023

JÁ FOI. E PELO FEEDBAK RECEBIDO, FOI (COMO SEMPRE) MUITO BOM.

DE COMBOIO RUMAM A LISBOA

Um abraço de agradecimento à Comissão Organizadora nas pessoas do Cândido Silva e do Cardoso aqui em destaque.

VISTA GERAL DO REPASTO 

O PESSOAL AINDA COM OS PRATOS VAZIOS!

BARRIGUINHA CHEIA, HORA DE PÔR A CONVERSA EM DIA
É SEMPRE BOM MOLHAR A GARGANTA!
EM EXPECTATIVA!
COMO NÃO ESTIVE PRESENTE POR TER FRATURADO O PERÓNIO, NÃO SEI SE ESTÃO A CHEGAR OU A PARTIR, PARA O CASO TANTO DÁ.

O PRÓXIMO ESTÁ MARCADO PARA O ÚLTIMO SÁBADO, 29 DE JUNHO DE 2024, NO RESTAURANTE ‘A CASA DOS CIPRESTES’, AÍ À BEIRA DO PORTO.

(Por razões ligadas à  Comissão Organizadora o local foi alterado)

PS: NA ALTURA DAREMOS MAIS INFORMAÇÕES.

UM ABRAÇO AO HAMILTON PELAS FOTOS - OPORTUNAMENTE RECEBERÃO UMA PENE COM AS FOTOS DE TODOS OS ENCONTROS QUE O HAMILTON COLECIONOU E FAZ QUESTÃO DE OFERECER A TODOS OS PRESENTES.

ATÉ SEMPRE E AQULE ABRAÇO, COMPANHEIROS 



 


domingo, 21 de maio de 2023

OPINIÃO/ REGABOFE NOS GABINETES PALICIANOS

Esta imagem não faz parte do artigo, foi retirada da Internet

POR CÁ NADA DE NOVO

Sua Excelência, Cavaco Silva, fala, fala, fala mas já se esqueceu do que se passava nos gabinetes presidenciais nos tempos em que era o mais alto magistrado da Nação. Talvez se deva o facto à sua já vetusta idade? Mas mesmo assim seria bom que alguém (do seu partido  - o PSD - quem sabe o seu próprio líder, em agradecimento pelos ensinamentos) o lembrasse que, antes de vociferar ódios e azedumes recalcados, fosse ao histórico ver se por lá se encontravam alguns telhados de vidro.

Mas como não o fizeram, demo-nos nós ao trabalho de afastarmos as teias de aranha da imprensa e não foi muito difícil, bastou-nos ir ao Google e lá estava tudo o que por certo Cavaco Silva não queria que nos lembrássemos nesta altura:

 "Assessor de Cavaco Silva terá encomendado caso das escutas

Terá sido o assessor de Cavaco Silva , Fernando Lima, que disse ao público que o presidente suspeitava estar a ser espiado pelo Governo. O Diário de Notícias publica, esta sexta-feira, um e-mail que provará que a ordem partiu do próprio chefe de Estado.

Por TSF

Setembro, 2009 * 07:30"

E acrescenta : "No texto publicado pelo Diário de Notícias afirma-se que a iniciativa para tornar pública a suspeita partiu do próprio chefe de Estado". É isso que diz Luciano Alvarez, editor do público, no e-mail que enviou a 23 de Abril de 2008 a Tolentino Nobrega, o correspondente do Jornal na Madeira."...

É abundante o que lá se encontra a propósito, deliciem-se se vos apetecer passarem um bocado a recordar. 

terça-feira, 25 de abril de 2023

VIVA O 25 DE ABRIL


SÓ UM PAÍS LIVRE, DEMOCRÁTICO E TOLERANTE É QUE ACEITA QUE ARRUACEIROS, MAL-EDUCADOS SE COMPORTEM DE MODO TÃO VIL. 
NUM PAÍS DIRIGIDO POR ESTA GENTE, O ENXOVALHO QUE ELES FIZERAM AO POVO PORTUGUÊS - NA CASA DA DEMOCRACIA - NÃO SERIA TOLERÁVEL. A ESTA HORA JÁ ESTARIAM ATRÁS DAS GRADES, MAS PODEM DORMIR DESCANSADOS PORQUE PORTUGAL É UM PAÍS DEMOCRÁTICO.

FASCISMO NUNCA MAIS

VIVA A LIBERDADE, VIVA A DEMOCRACIA, VIVA PORTUGAL

IMAGE.M: INTERNET 

quinta-feira, 9 de março de 2023

OPINIÃO/PRELADOS-ÉTICA-MORAL - A IGREJA

 

Imagem: Internet

Perdoou-se-nos a imodéstia, porque quem somos nós para ensinarmos o padre nosso aos vigários? Mas ficámos chocados e tristes … sinceramente, não esperávamos que as coisas tomassem este rumo!

A Igreja milenar e sábia – conservadora no acompanhamento do desenvolvimento social, sabemo-lo –, mas nestes tempos conturbados, a Conferência Episcopal parece estar de cabeça perdida. Mostra-se com falta de análise ponderada e crítica, como é seu atributo. Os Bispos andam a falar cada um para seu lado, melhor fariam em ter um porta-voz e, já que tiveram a iniciativa corajosa de convidar uma equipa de sábios para averiguarem os inauditos pecados dos Ministros da Igreja e afins, que continuem, com a mesma coragem, a assumir humildemente o: minha culpa, minha tão grande culpa, minha máxima culpa, e não tenham medo de tomarem as medidas que se impõem. Assumindo as responsabilidades, face às vítimas, que cabem à Instituição.

Depois das averiguações que o Episcopado deve fazer de imediato e das investigações que as autoridades civis estão a levar a cabo, então sim: destituir os culpados do sacerdócio e devolver às suas paróquias os inocentados que verão assim reforçados os seus ministérios, apaziguando a sociedade, credibilizando e reconquistando, desta forma, os fiéis seguidores de Jesus Cristo e membros da Igreja de Deus que neste momento se sentem: incrédulos uns, indignados outros e inseguros todos.

Que os servidores da Igreja não se amaldiçoem a si próprios e à casa de Deus.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

FAZ HOJE - 22/02/1975 - 48 ANOS QUE REGRESSÁMOS DE ANGOLA

 


E ESTE GRUPO DE 'COTAS' DA CART 6553/73 - MAGALHÃES (PORTO), CAPITÃO, ROSAS, PIMENTA, ZÉ MANEL, BURAQUINHO, VIEIRA E ESPOSA, FARIA E ESPOSA, ROQUE E ESPOSA - JUNTARAM-SE À VOLTA DA MESA E CELEBRARAM A EFEMÉRIDE.

ARTIGO DE OPINIÃO DE INÊS TEOTÓNIO PEREIRA

  Por ter sido Educador toda a minha vida profissional e porque me identifico com este artigo de opinião, aconselho a sua leitura. A.M. ----...