sábado, 4 de outubro de 2014

Colheita de café em 2014, no Uíge


Colheita de café estimada em 17 mil toneladas no país
03 Outubro de 2014

Ao falar à Angop no termo de uma visita de constatação de quatro dias na província do Uíge, o responsável disse que os dados da produção do café obtidos a nível do país são animadores.
"Para este ano, estamos a estimar uma safra de cerca de 17 mil toneladas do café mabuba", enfatizou o responsável, para quem a médio prazo, a produção do café em Angola poderá atingir as 50 mil toneladas, acrescentando haver motivação em certas províncias do país para produzir o café.
Relativamente ao cultivo de café na província do Uíge, o diretor-geral do INCA afirmou que produção do café mabuba registou nos últimos anos um salto substancial, passando de 2000 toneladas para mais de 6000 toneladas.
“Hoje estamos a falar numa produção acima das seis mil toneladas, em suma, a produção do café triplicou nos últimos dois anos ”, realçou, acrescentando que isso torna igualmente o seu mercado do produto muito ativo.
Quanto à comercialização, João Ferreira referiu haver empresas muito fortes na comercialização do café a nível da província. “Estamos numa altura em que temos menos café para vender e mais empresas a comprar o café”, observou.
Adiantou que, além das 37 empresas que compram o café na província, há uma grande pressão a partir de Luanda de empresas que pretendem comprar o café no Uíge.
“Nós tivemos boas notícias, o Uíge está com um grande dinamismo”, afirmou, realçando que  três mil das 7.500 toneladas da safra deste ano já foram comercializadas.  
Quanto aos apoios aos produtores do café, frisou que o sector na província tem produzido mudas (plantas) para a sua distribuição aos cafeicultores, assim como presta a assistência técnica aos mesmos.

“Por outro lado, tem havido apoios no domínio de comercialização com entrega de sacos de junta e a província através do plano do governo local e central, tem a sua disposição 11 descasques novas de café”, concluiu.
Em Angola p quilograma do café mabuba é comercializado a 50 kwanzas.
Fonte: Angop
Fotos: Internet


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: