domingo, 10 de novembro de 2019

11 DE NOVEMBRO - DIA DE ANGOLA

Neste dia histórico para Angola, e também para Portugal, é relevante não esquecermos que estes dois povos, unidos pela história, lutaram contra um regime ditatorial, obstinado e cego que se recusou a ler os sinais dos tempos e consequentemente reconhecer - o que o mundo inteiro já havia há muito reconhecido - o direito à Liberdade e Independência dos territórios sob administração portuguesa.

Só o glorioso MFA, em 25 de Abril de 1974, tornou possível abrirmos uma nova página no relacionamento dos povos irmãos.

A atestar a este sentimento, nada melhor do que as palavras do Presidente João Lourenço, proferidas à Agência Lusa, segundo o SAPO 24, no dia 23/03/2019, no Cuíto Cuanavale, aquando de uma cerimónia relacionada com uma batalha, naquela cidade, durante a guerra civil Angolana - de 1975 a 2002 - "Com certeza que não [há ressentimento]. O colonialismo português era um sistema que todos nós combatemos. Os portugueses também o combateram. Não pode haver ressentimento. O que existe é a irmandade e fraternidade entre dois povos, que lutaram contra um inimigo comum", afirmou o chefe de Estado angolano. Palavras sábias que nós subscrevemos e, com este espírito, nos associamos às comemorações da Independência de Angola, há 44 anos.
Imagens: Internet


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

PESSOAL DA CART. 6553/73

Ó CAMBADA, PORQUE ESMAGADORAMENTE SOIS TRIPEIROS E DRAGÕES, HOJE, NÃO HÁ COMO IGNORAR, PARABÉNS! Imagem: Internet EM CONFORMIDADE, BRINDEMOS...