quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

APOIOS À COMUNICAÇÃO SOCIAL, O QUE É ISTO?! / OPINIÃO

Ultimamente, temos ouvido Sua Excelência o Presidente da República a apadrinhar a ideia de que o Estado deve dar incentivos aos 'media' ou, por outras palavras, nós, os contribuintes portugueses, temos que pagar, através dos nossos impostos (Orçamento Geral do Estado), os Órgãos de Comunicação Social. É um direito, democrático, que lhe assiste. Mas também nos assiste a nós, cidadãos, o mesmo direito. Como contribuintes, já pagamos a RTP e a RDP. Podíamos entrar na demagogia e apontar o dedo aos ordenados de luxo e alto luxo, Chorudos que as vedetas, por exemplo, da TV recebem, mas não queremos ir por aí e, menos ainda, nem sequer nos passa isso pela cabeça, que isto se deva ao facto da notoriedade que, Sua Excelência  alcançou por ter sido trabalhador ou comentador nos mais diversos Órgãos da Comunicação Social. Devemos, isso sim, afirmar contundentemente que não é legítimo obrigarem-nos a pagar às empresas, falidas ou a falir, privadas (já basta o escândalo que foi, e ainda o é, de termos que pagar a banca que os 'banqueiros' estouraram); ocorre-nos até perguntar: onde estão os liberais defensores de: 'menos estado na economia'?
Aliás, estas empresas decadentes encontram-se nesta situação por sua única e exclusiva responsabilidade; tinham o dever e até mesmo a obrigação de saber que as pessoas não são estúpidas, burras e que, ao fim de algum tempo, descobriam que estavam a ser ludibriadas, deixando de comprar essas publicações, depois de tantas mentiras, falsas notícias, arrogância, e falta de competência, mais cedo ou mais tarde, isto viria inexoravelmente a acontecer.
A democracia necessita de comunicação social livre e independente. Mas isto só se consegue se ela não tiver o 'rabo' preso a nenhum poder; com verdade, responsabilidade, competência e a humildade de quem necessita do dinheiro do consumidor/leitor, e só deste, para exercer a sua atividade. Façam-no e verão como a situação se inverterá.
Não pagamos, não queremos pagar, e não pagaremos. Temos de deixar de ser trouxas e termos coluna vertebral. Basta desta mania quase 'doentia' de que o Estado é uma 'vaca onde todos vão mamar' e o povo tem que pagar tudo, até os negócios privados. Irra que é demais.
Pós-escrito: manda a verdade dizer que há algumas raras exceções que não se podem misturar nesta amálgama de tontices que grassam por aí na área da CS, mas, ainda assim, e mesmo a estes, não queremos dar-lhes o nosso dinheiro, dinheiro que não é dos governos e, com todo o respeito, nem do Sr. Presidente.
imagem da Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

NA SEMANA SANTA/MEDITEMOS SOBRE A GUERRA

 Jesus nasceu e morreu, na cruz, para nos redimir Os católicos creem Nele, Jesus de Nazaré  Peçamos-lhe que interceda, por nós, junto de Deu...