segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

NOTÍCIAS DO SONGO

    PLANTA DO CAFÉ


      FOTO: FOTO DIVULGAÇÃO

Uíge: Colhidos mais de seis mil toneladas de café mabuba em 2014
Uíge - Seis mil 75 toneladas de café mabuba, correspondentes a três mil 341 toneladas de café comercial, foram colhidos na província do Uíge durante o ano transacto (2014), contra as quatro mil 835 toneladas produzidos em 2013, informou hoje, quinta-feira, à Angop, o chefe local do Instituto Nacional do Café de Angola (INCA), Vasco Gonçalves António.

Segundo o responsável, os dados foram fornecidos pelas brigadas técnicas da instituição nos 16 municípios da província do Uíje. Durante a campanha, o município de Mucaba colheu mil 900 toneladas de café mabuba, contra mil 500 obtidos em 2013.
“A produção mais alta por hectare registou-se no município do Songo, com uma média de 324 quilogramas de café mabuba, seguido de Mucaba com uma média de 150 quilogramas do mesmo produto, equivalente a aproximadamente 82 quilogramas de café comercial”, avançou o responsável.
Quanto à comercialização do café, explicou, que o departamento promoveu, no mesmo, 53 mercados rurais nas aldeias Caondo e Dambi, municípios de Mucaba e Uíge, respectivamente, permitindo a arrecadação, por parte dos produtores, do valor de três milhões 180 mil kwanzas, ao preço médio de 60.00 (sessenta kwanzas o quilograma).
Segundo Vasco António, a actividade de comercialização do produto foi assegurada por 12 comerciantes formais e informais, acompanhada por técnicos da instituição.
Para o presente ano de 2015, o departamento provincial do INCA no Uíge estimou uma colheita de seis mil 100 toneladas de café mabuba, equivalentes a cerca de três mil e 300 toneladas de café comercial.
A província do Uíge já foi, após os anos 70, uma das referências mundiais na produção do café. 
Noticia: Angop - 15 Janeiro de 2015


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: