quarta-feira, 29 de julho de 2015

Parabéns Songuenses

ASSIM ERA A AVENIDA PRINCIPAL DO SONGO EM 1975


O povo do município do Songo esteve em festa durante os últimos três dias. A razão do evento é a comemoração dos 55 anos da elevação a Vila Municipal. Esta terra foi fundada pelo Sr. António Cordeiro de Oliveira, que em 1919 avançou sozinho para o sertão angolano do Reino do Congo onde assentou arreais e assim deu início à povoação do Songo. Embora só a 4 de abril de 1923 tenha sida elevada à categoria de Posto Administrativo foi no dia 27 de julho de 1960 elevada a Vila Municipal.

Segundo o programa das festas, foram feitas várias inaugurações de caris social: sistemas de abastecimento de água potável, escola e posto de saúde. Estes equipamentos melhoram substancialmente a vida dos povos de várias localidades do município.
A festa dura três dias – acaba hoje – com vários atrativos culturais e desportivos. Do programa consta ainda a realização de uma Feira sobre a gastronomia local, outra da banana e por último uma exposição fotográfica.

Este município tem mais de 63 mil e 362 habitantes e situa-se a 40 quilómetros a Norte da cidade do Uíge, Capital de Província, com uma extensão territorial de 2.800 quilómetros quadrados. O Songo subdivide-se numa comuna – Kivuenga –, 13 regedorias e 81 aldeias.

Com esta notícia dou por terminado este blogue. Como em tudo na vida há sempre um princípio, meio e fim. Sinto que já não tenho nada mais para dizer e, quando assim é, o melhor é ficarmos calados.
Agradeço a todos os que visitaram o blogue e em particular abraço os que tiveram a generosidade de intervir. Quem sabe um dia destes nos encontraremos noutro local para falarmos de outros assuntos.
Até sempre,
A. Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

ISRRAEL - PALESTINA/HAMAS

  É difícil imaginar, como é que o Mundo pode estar a assistir, desde o 7 de outubro de 2023, a esta coisa absolutamente inaudita… é insupor...