quarta-feira, 18 de setembro de 2019

MAIORIA ABSOLUTA... SIM OU NÃO?

QUER OU NÃO TER A MAIORIA ABSOLUTA?


 É esta a grande questão de jornalistas, comentadores e políticos na atualidade.

Porque, por mil diabos, tem um político de pedir que não votem no seu partido? 

Então, não é legítimo que todos os políticos que concorrem a eleições, desejem que a força política a que pertencem recolha o maior número de votos.

De que vale a um político pedir aos eleitores que lhe deem a maioria absoluta? Nada. Absolutamente nada. Pois que só a soma dos votos expressos é que determina se vai haver ou não a maioria absoluta de um partido, ou de vários partidos.

Ainda estamos para ver um político vir a público apelar para que só lhe deem 5, 6, 20 ou 39 por cento dos votos. Isto não faz sentido nenhum. É absurdo. Assim como o é virem, os políticos, a público pedirem para que não se dê a maioria a um determinado partido, é ridículo e contraditório. Amanhã, numa outra conjetura e eleição, irão estar a pedir exatamente que os eleitores lhes deem o maior número de votos ou até mesmo a tal 'maioria absoluta'.

Não entendo a pertinência de tal insistência, não porque não tenha importância um qualquer partido ter ou não maioria absoluta, mas porque quem decide essa questão é o eleitor no momento em que deposita o seu voto na urna.

Esta paranóia, não é à partida estarem a admitir a derrota? Mas se é, o que anda esta gente a fazer na política, ou nos media?

Este tipo de atitudes, a par de outras, faz com que os eleitores se desmotivem e muitos acabem por não exercer o seu direito/dever democrático de votar.

Já agora que falamos em eleições, permitam que façamos um apelo: votem, votemos todos para que uns poucos não decidam por todos nós. É com o voto que o povo tem o verdadeiro poder nas mãos e podemos realmente dizer:  «Quero este e não aquele».

Pois, nós, o povo, é que somos soberanos, e isto, só a Democracia o permite. Vote em quem quiser, mas vote. Vote sempre. 

E quanto à maioria absoluta, sim ou não? A decisão final é sua, ponto final parágrafo.

PS: Este post já havia sido publicado, mas apaguei-o sem querer, assim, e porque continua atualíssimo, volto a colocá-lo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

CART, 6553/73

ATENÇÃO PESSOAL DA     CONVÍVIO ANUAL - 2024 APRÓXIMAMO - NOS DA DATA DO NOSSO ENCONTRO ANUAL.  É JÁ NO PRÓXIMO DIA 29 DE JUNHO DE 2024, NO ...