quinta-feira, 24 de maio de 2018

CONVÍVIO DA CART 6553/73 DE 2018


CONVÍVIOS
É JÁ NO PRÓXIMO DIA 30 DE JUNHO!!!

Este ano VILA NOVA DE FOZ CÔA acolhe-nos por intermédio do seu dileto nativo e nosso camarada, Manarte.




A vinha, uma paisagem robusta e bela
Terra do Alto Douro Vinhateiro, do nordeste de Portugal, riquíssima região classificada pela UNESCO como Património da Humanidade desde 14 de dezembro de 2001.
Mas esta abençoada terra, para além do mais famoso vinho do mundo – o Porto – dá, ainda, os maduros de altíssima qualidade que por esse “excesso da natureza” como lhe chamou Miguel Torga – o Rio Douro – são bafejados e enriquecidos. Sendo só por si, os vinhos, uma marca cultural fortíssima, esta maravilhosa terra oferece-nos ainda as celebérrimas gravuras rupestres do Vale do Coa, datadas do Paleolítico Superior (22 000 – 10 000 a. C.), aqui deixadas pelos nossos antepassados – velhinhos!
E o que dizer do moderníssimo Centro de Alto Rendimento de Remo e Canoagem do Pocinho, galardoado por vários prémios e considerado do melhor que há a nível mundial.
O boi na pedra - gravura rupestre
Ah! Seria uma falta, gravíssima, não referir os vastíssimos montes cobertos por amendoeiras que, no tempo da floração, enchem os nossos olhos de emoção; e os extensos olivais que nos oferecem os finíssimos azeites. Porém, não posso terminar esta pequena resenha que aqui deixo com a ajuda da Wikipédia que consultei, sem um pequeno apontamento ao património edificado: a Igreja Matriz, construída no séc. XVI e o Pelourinho, constituindo, os dois monumentos, um belíssimo conjunto Manuelino; e o Pelourinho da Praça do Município que, se pensa, terá sido construído por volta do séc. XVIII.
Passemos agora a outro tipo de emoções, segundo o nosso anfitrião:
Uma paisagem bucólica
de cortar a respiração
Para os que viajam de comboio, este sai de Campanhã às 07h e 15m do dia 30 de junho, e chega ao Pocinho às 10h e 30m, só por si, esta viagem merece o passeio. O transporte do Pocinho para o centro de Foz Côa, será assegurado pelo Manarte.
Para os que viajam por meios próprios, o encontro será na Central de Camionagem de Foz Côa às 11h.

O repasto realizar-se-á no Museu do Côa e a ementa é a que se segue:

Entradas/vinho do porto
É, é desta raça que elas se fazem,
 as Postas Mirandesas!
Posta Mirandesa ou Bacalhau
Vinhos/cerveja
Café
Espumante e Bolo de aniversário 
Por último 25€

Há sempre a hipótese de uma surpresa!!!

Agora só faltas tu e quem queiras levar.
Até lá, um grande abraço.

PARA MAIS ESCLARECIMENTOS CONTACTA O MANARTE PELO 962648876 OU MAGALHÃES (do PORTO) 918863659
ou para mim 961029689 - sampaio.magalhaes@hotmail.com
Imagens da Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário:

RECORDAR A CART 6553/73

  ATENÇÃO PESSOAL DA     CONVÍVIO ANUAL - 2024 APRÓXIMAMO - NOS DA DATA DO NOSSO ENCONTRO ANUAL.  É JÁ NO PRÓXIMO DIA 29 DE JUNHO DE 2024, N...